domingo, 6 de dezembro de 2009

Imagem Digital - 2

- necessidade de compressão, compressão com perdas, compressão sem perdas, cor real/cor falsa

Necessidade de compressão
Cada pequena parte de uma imagem digital requer um número muito grande de pixels para ser representada completamente. Desta forma, surge a necessidade de comprimir as imagens, para que o espaço por elas ocupado e o tempo de transmissão seja menor.
A compressão de dados pode ser com perda ou sem perda. Os principais formatos adoptados para a compressão de dados na internet são o Compuserve GIF, o JFIF (conhecido por JPEG), e o mais actual e livre o PNG.

O termo compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original (antes de ser comprimida).

Um método de compressão de dados é dito com perda quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet.

Uma imagem de cor real é uma imagem que vista a olho humano aparece tal qual é: uma árvore verde aparece verde na imagem, uma maça vermelha aparece vermelha assim como o céu azul nos surge dessa mesma cor.



Imagem de cor real, mostrando a Baía de Chesapeake e a cidade de Baltimore.
(ex.todas as cores são reais; as árvores são verdes - cor real)





Numa imagem de cor falsa a relação de veracidade que existe numa imagem de cor real entre objecto e imagem é violada. Isto pode acontecer de diferentes maneiras, por exemplo o negativo de uma fotografia pode ser considerado uma imagem de cor falsa, uma vez que mostra as cores complementares do seu objecto. No entanto o termo “cor falsa” é geralmente usado para descrever imagens que representam intensidade média fora da parte visível do espectro electromagnético (ou fora do espectro electromagnético no total).



Imagem de cor falsa, mostrando a Baía de Chesapeake e a cidade de Baltimore.
(ex. as árvores não são verdes como deveriam - cor falsa)

Sem comentários:

Enviar um comentário