domingo, 6 de dezembro de 2009

Imagem Digital - 3

- resolução de imagem, formatos de codificação de imagem, DPI, máscaras e filtros, operação de manipulação e edição de imagem

Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam maiores detalhes na imagem, logo maior qualidade.

O número de pixéis impressos por unidade de comprimento mede-se normalmente em ppi (pixl per inch), DPI, ou pixel por centímetro. No Photoshop pode-se mudar a resolução duma imagem.





Diferenças de resoluções em cada imagem (crescendo em termos de resolução=qualidade)



Formatos de codificação de ficheiros de imagem

JPEG - Joint Photographic Experts Group

É o formato mais utilizado e conhecido actualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimédia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.

TIFF - Tagged Image File Format

Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas.
É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.
O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos


GIF - Graphics Interchange Format

Criado para ser usado extensivamente na Internet. Usa um máximo de 256 cores. Usa cores indexadas para tornar o tamanho de ficheiro pequeno (com perdas). Mais apropriado para imagens com áreas coloridas planas. As imagens podem ser tornadas transparentes e podem ser definidas para ser carregadas como gráfico entrelaçado.

BMP - Windows Bitmap

Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.

SVG - Scalable Vector Graphics

É um formato vectorial, criado e desenvolvido pelo World Wide Web Consortium.
PNG - Portable Network Graphics
É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável). Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.

PCD - Kodak Photo CD

Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais. Dessa forma, um rolo de filme era capturado por um scanner em imagens com 36 bits (12 bits por cor) e transformado em arquivos digitais por uma estação de tratamento chamada Photo Imaging Workstation (PIW). As imagens então são gravadas num CD usando uma estrutura especial (livro bege), porém compatível com os leitores comuns de CD. O produto não alcançou massa suficiente para se estabelecer no mercado e foi descontinuado pela Kodak. Mas o formato ainda é lido e aceite pelos principais programas de edição de imagens.

DWG - AutoCAD drawing

Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.

RAW - Família de formatos de arquivo RAW

RAW refere-se à família de formatos de imagem RAW que são originados pela maioria das câmaras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.

Photoshop EPS (Encapsulated PostScript)

Bastante usado em aplicações de impressão. As imagens EPS podem ser traduzidas para PostScript e impressas com mais facilidade em impressoras PostScript que os outros formatos. Pode ser separada da cor. Pode também incluir paths para clipping. Tamanho maior que o dos ficheiros psd ou tiff.

PICT

Formato nativo para gráficos em Macintosh. Um bom formato para apresentações no ecrã. Normalmente traz problemas com as impressoras PostScript.

Operações de manipulação e edição de imagem

Marquee tool - Permitem seleccionar partes rectangulares quadradas ou elípticas da imagem editada
Move tool - Permitem mover selecções, camadas e guias.
Lasso tools - permitem fazer selecções à mão livre, poligonais ou magnéticas
Magic wand tool - seleccionam áreas igualmente coloridas
Crop tool - corta imagens
Slice tool - cria pedaços da imagem
Slice selection tool - selecciona pedaços da imagem
Clone stamp tool - pinta com uma amostra de uma imagem
Pattern stamp tool - pinta como parte duma imagem como padrão.
History brush tool - pinta uma cópia dum estado seleccionado ou duma imagem instantânea para a janela actual.
Art history brush tool - pinta com pinceladas estilizadas que simulam a aparência de diferentes estilos de pintura, usando um estado seleccionado ou uma imagem instantânea
Eraser tool - apaga pixéis e restaura partes de uma imagem para um estado anterior.
Background eraser tool - apaga áreas do fundo para transparente
Magic eraser tool - apaga áreas solidamente coloridas transformando-as em transparentes com um simples clique.
Gradient tools - criam linhas rectas, radial *, ângulos *, reflexos *, e diamond *, misturas entre cores
Paint bucket tool - enche áreas com cores similares com a cor de primeiro plano
Blur tool - esbate as arestas sólidas duma imagem.
Sharpen tool - torna mais sólidas as arestas suaves duma imagem.
Smudge tool - arrasta partes duma imagem.
Dodge tool - clareia áreas duma imagem.
Burn tool - escurece áreas numa imagem.
Path selection tools - faz selecções de formas ou segmentos mostrando âncoras, linhas e pontos de direcção.
Type tool - cria tipo numa imagem.
Pen tools - permite-nos desenhar percursos suaves
Custom shape tool - faz formas à medida seleccionadas duma lista.
Annotations tool - faz anotações em texto ou voz que podem ser associadas a uma imagem.
Eyedropper tool - experimenta cores numa imagem.
Measure tool - mede distâncias, localizações e ângulos
Hand tool - move uma imagem na sua janela.
Zoom tool - aumenta e reduz a vista duma imagem.


Os filtros podem ser usados para retocar e limpar as imagens e também para criar efeitos especiais. Há demasiados filtros para serem descritos nesta introdução. A melhor maneira de ver o que se pode fazer com eles é experimentá-lo. Contudo há uma série de filtros.


As máscaras permitem-nos isolar e proteger partes da imagem quando se aplicam mudanças de cor, filtros ou outros efeitos ao resto da imagem. Quando selecciona parte da imagem, a área não seleccionada é mascarada ou protegida para a edição. Também podemos usar máscara para edição complexa de imagens como aplicação graduais de cor ou efeitos de filtros.

Sem comentários:

Enviar um comentário