domingo, 6 de dezembro de 2009

Imagem Digital - 4

- desenho e pintura digital, scanner, câmara digital

O desenho digital é elaborado por meio de ferramentas virtuais que simulam as utilizadas na Arte Tradicional; no desenho feito com um lápis, ou outro qualquer material, e um papel. O desenho digital é o aspecto mais conhecido da Arte Digital e é constantemente confundido com a mesma.

Pintura ou ilustração digital é a elaboração de trabalhos utilizando programas específicos para edição de imagem que simulam a pintura em óleo sobre tela, mas também trabalhos a aguarela, baixos-relevos, etc.
Dentro desta categoria de arte digital encaixam-se as Pinturas Digitais, gravura digital e os trabalhos de Oekaki. As pinturas nada mais são do que desenhos digitais feitos com maior atenção em relação a detalhes, sombras e luzes. É o equivalente digital às pinturas em quadros e telas.


Multimedia artist





O scanner é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.
Devido aos avanços recentes na área da fotografia digital, já começam a ser usadas câmaras digitais para capturar imagens e texto de livros.

A câmara digital, seja ela máquina fotográfica ou de cinema, revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital.
Em vez de utilizar a película fotossensível (filme) para o registo das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmara digital regista as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Uma câmara pode suportar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: CompactFlash tiposIe II, SmartMedia, MMC e Memory stick e SD (os dois mais usados).

Sem comentários:

Enviar um comentário