quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conceito Multimédia












Multimédia sentido lato

O termo multimédia pode referir-se a:

1) Forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem;

2) Vários intermediários entre as fontes e o destino da informação;

3) Vários meios pelos quais a informação é armazenada, transmitida, apresentada ou percebida.

Mas assim, consideraríamos como multimédia um jornal (que apresenta informação por intermédio de vários meios, tais como o texto e as ilustrações) ou uma televisão (que mistura sons e texto com imagens em movimento).

Analisando também um outro conceito associado ao conceito lato de multimédia não digital, o teatro grego, por exemplo, pode também ser considerado multimédia, por apelar a vários sentidos simultaneamente.

Com isto, o que quero evidenciar é como o conceito multimédia, hoje em dia, é utilizado para se referir única e exclusivamente à digital, excluindo a não digital.

Multimédia sentido restrito

Mas o que se pretende é um sentido mais específico, relacionado com o tratamento e armazenamento de informação digital., isto é, informação digitalizada e controlada por computador.

Deste modo, não é só o facto de se combinarem vários meios audiovisuais que define o que é multimédia (assim um jornal, televisão, peça de teatro ou cinema eram também considerados -como já tinha referido -; não são porque não são digitais.) É necessário pelo menos um tipo de media estático (textos, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995.