terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Som Digital - 1

-características do som: frequência, amplitude e timbre

Som

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda propaga-se de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade como os sólidos, líquidos ou gasosos.



Frequência


A frequência de uma onda sonora é definida pelo número de ciclos (pulsos), que tem por unidade de tempo os segundos e mede-se em hertz (hz).

As frequências mais baixas correspondem ao que chamamos de sons “graves”, sons com vibrações mais lentas.

As frequências mais elevadas correspondem ao que chamamos de sons “agudos”. São vibrações muito rápidas.


Timbre

Em música chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons com a mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las.
Quando ouvimos, por exemplo, uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental.


Amplitude

A amplitude quantifica a intensidade com que percepcionamos o som. A unidade universal de medida da amplitude é o decibel (dB). A 0 dB corresponde o limiar de audição e a 130 dB corresponde o limiar da dor.

A amplitude do som está directamente ligada ao volume. Quanto maior a amplitude do som maior ou mais forte será o seu volume e vice-versa.


Sem comentários:

Enviar um comentário