terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Som Digital - 4

- tipos de som: ruído, fala, música e silêncio

Ruído

No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Já na electrónica, o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação.
O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Electrónica, Computação e Comunicação.

Música

A música é uma forma de arte que é constituída basicamente por combinações de sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.


O som e o silêncio


O som é uma onda impossível de se propagar no vácuo.
O silêncio é a ausência de som. No entanto, podemos distinguir dois tipos: o silêncio, ausência de som e o silêncio como forma de comunicação.


Fala

A fala é um dos meios usados pelo ser humano para comunicar e, consequentemente interagirem uns com os outros. É muitas vezes utilizada em composições musicais.

Sem comentários:

Enviar um comentário