terça-feira, 17 de novembro de 2009

Imagem Digital -1

- pixel, cores digitais

Pixel é a aglutinação de Picture e Element, e significa elemento de imagem. Por outras palavras, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira.


Cores digitais




















Os modelos gráficos e as imagens em aplicações multimédia podem utilizar a cor. A cor, ao contrário do que as pessoas pensam, é um fenómeno muito complexo. Assim os processos usados na representação de imagens digitais são também complexos, pelo que se tem de conjugar o conhecimento técnico com a sensibilidade artística.

A cor é uma sensação subjectiva, produzida no cérebro em resposta à presença de luz. Assim, a cor de um objecto não existe no objecto em si, mas na luz que incide e que é reflectida ou transmitida por esse objecto.

Os dois modelos mais usados são o RGB (Red, Green and Blue) e o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow and Back). O primeiro é bom para imagens a visualizar em ecrãs enquanto o segundo é bom para imagens a imprimir.

Uma imagem greyscale (escala de cinzento) tem 256 tons de cinzento desde o preto sólido (0) até o o branco puro (255) usados para construir uma imagem. Em contraste com o greysacle o modo Bitmap oferece apenas pixéis brancos e pretos.

O modo Lab é um modo intermediário usado para conversão entre formatos.